quarta-feira, 14 de junho de 2017

O meu Santo Graal da organização doméstica

É um simples ficheiro excel com vários separadores.
Tenho separador por cada mês para as despesas mensais gerais. Nesse separador, constam as receitas (ordenados, abonos, extras) e as despesas que estão arrumadas por categorias: casa, carro, finanças, despesas fixas (comunicações fixas, telemóveis, água, gás, luz), despesas com educação e actividades extracurriculares, despesas várias (roupa, calçado, refeições fora, etc). Nesse separador, tenho uma coluna à parte para o controlo dos gastos com os cartões de refeição.
Nos outros separadores, faço a gestão das ementas e das compras, de algum pequeno projecto, prendas de natal e aniversários, inventários (roupa, calçado, despensa, frigorífico, etc), tarefas, etc.
Para complementar, tenho app's de algumas superfícies comerciais a que recorro com mais frequência, e isso ajuda imenso a poupar, pois sei de antemão as promoções, além de fazer comparações de preços antes de ir às compras com a lista de tudo o que preciso.
A ideia destas listas não é nova, nem é minha - há imensas pessoas que as usam para se organizarem -, mas cada lista, cada método de organização é único e só faz sentido se traduzir a rotina de quem serve. Não há listas ou métodos de organização standard. Este, com este ficheiro, estes separadores, é o que mais se adequa à minha vida. Aliás, falei bem recentemente da minha rotina diária. Se não tiver algo em que me agarrar para me orientar, "o barco anda completamente à deriva".


Sem comentários:

Enviar um comentário