terça-feira, 15 de setembro de 2015

Dos refugiados


Penso que nao haja quem esteja contra OS REFUGIADOS. Ninguem esta contra quem foge, em desespero, de uma guerra, da morte. Ninguem esta contra quem quer proteger-se a si mesmo e a sua familia, em especial, aos seus filhos! Mas...nao pecam a quem se ve sem as suas necessidades basicas garantidas (um prato de comida quente, um abrigo) que nao se sinta enganado e injusticado por quem deveria, em caso de emergencia social, lhe prestar assistencia: uma vez mais, nao e estar contra quem pede ajuda para sair de uma situacao dramatica, mas sim contra um sistema que falha na assistencia social aos nacionais em todos os momentos, independentemente de haver refugiados, ou nao. E evidente que a vinda dos refugiados vem mexer com esses sentimentos de revolta e injustica.
Depois, ha o medo. Naturalmente, os partidos de extrema direita fazem o seu papel e acabam por exacerbar o que ja existe: as pessoas nao tem medo por serem refugiados muculmanos (existem mais de 40 mil muculmanos em Portugal e nao dao problemas nenhuns), mas sim porque sao oriundos de zonas nas quais o terrorismo esta muito presente e activo. Um terrorismo religioso, especialmente cruel, e com ideias e propositos expansionistas. Uma vez mais, nao pecam a populacao para ficar tranquila assim, num estalar de dedos, quando se apercebe que ha a possibilidade de haver desses mesmos terroristas no meio de tantos que estao em sofrimento. 
Por isso, cuidado ao apelidarmos quem quer que seja de "racista" ou "xenofobo" apenas porque sente alguma desconfianca em relacao a esta onda de refugiados vindos de paises como a Siria, a Libia, o Iraque, etc. Isto e complexo, de consequencias imprevisiveis. 
A minha maneira de estar perante tudo isto e: acolher, mas...com os pes bem assentes na terra.


(o teclado esta marado. Desculpem...)

Sem comentários:

Enviar um comentário