quinta-feira, 29 de março de 2012

Concordo com os exames no 4º ano

Acho que já basta de premiar a mediocridade, passando os miúdos de ano sem saberem ler ou escrever, só para ter umas estatísticas jeitosas.


Ao fazer-se isto, os miúdos não se esforçam porque sabem que não chumbam, e os que poderiam ser aplicados deixam de o ser porque se sentem desmotivados, perguntando-se a razão de estudarem se passam na mesma se o não fizerem.


Já basta de criarmos preguiçosos de militância. Se sabe, é premiado. Se não sabe, repete para aprender.


Ouvi dizer a uma ministra da educação do governo socialista que chumbar é penalizante para os alunos. Pois, se fosse uma coisa agradável os miúdos não se importariam. Por isso, é que se tem de aprender para escapar à seca de ter de repetir tudo!


Não me incomoda, por isso, os exames ao fim de cada ciclo. Quem sabe a matéria, não deverá estar igualmente preocupado. Já quem andou na ronha, é melhor que se ponha a pau!


E o que me choca é que determinada facção política, sobretudo mais à esquerda, se coloque eternamente ao lado do quem não quer andar para a frente - embora esteja sempre a advogar mudanças de mentalidade e o horror ao conservadorismo -, querendo que todo um sistema se nivele por baixo, rejeitando liminarmente a excelência e o mérito.


Tal como a "Mãe Preocupada", no que a este assunto diz respeito (como a tantos outros, aliás), é chocante que a ideologia partidária se sobreponha ao que é necessário para que este país ande para a frente de uma vez!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário