quarta-feira, 28 de março de 2012

Compras, compras e mais compras

Nunca fui viciada em compras, sempre me contive e procuro sempre o mais em conta.

Para isso, tenho duas listas fundamentais que trago numa pen: a lista do orçamento mensal e a lista de compras mestra.

Na lista do orçamento mensal, anoto receitas e despesas. As receitas são os salários, retorno do IRS, alguns biscates. As despesas são divididas por categorias:


Casa - engloba despesas como a prestação, os seguros, o IMI, a manutenção, o condomínio, gás, luz, água.

Comunicações - os carregamentos do meu telemóvel (o do meu senhor é do trabalho) e a MEO.

Carro - combustível, manutenção, seguros, impostos, multas, prestação

Despesas com os miúdos - infantário, ATL, livros, matrículas, outras despesas

Saúde - consultas, exames, dentista, medicação, outras despesas

Créditos e finanças - empréstimos, pagamentos de impostos, pagamentos vários às Finanças, outros pagamentos

Outras despesas - supermercado, vícios, saídas, roupa e calçado, cuidados pessoais, transportes


Ao ter uma noção do quanto se gasta e em quê, mais facilmente se eliminam despesas que não são essenciais.

Depois, entra uma lista mestra de compras. Organizo-a por local onde estão os produtos: assim, tenho agrupados os produtos que se encontram na despensa, no frigorífico, etc...Assim, é mais fácil lembrar-me de algum que esteja em falta.

Também sou uma Maria das Listas, e sem elas confesso que a minha vida andaria muito mais desorganizada.

Quanto às compras, dou primazia aos supermercados onde posso comprar em conta e que estejam relativamente perto de casa, por forma a não gastar em combustível. Se as compras não são muitas, vou inclusivamente a pé, e levo um daqueles sacos com rodinhas. São práticos, escusamos de trazer muitos sacos do supermercado para acondicionar as compras - o ambiente agradece. Quando são mesmo muitas, aí sim, nem que peça o carro emprestado ao meu cunhado e vou.

Evito o comércio local porque é mais caro. Aliás, se tenho supermercados como o Intermarché, o Lidl ou o Minipreço bem pertinho de casa, não faz muito sentido comprar mais caro.

Gostava só de ter um Pingo Doce mais perto, pois os seus produtos de marca branca são excelentes!

1 comentário:

  1. "Carro - ...multas...
    Outras despesas - ...vícios..."
    Achei graça a estes pontos :P

    Pois, olha, no que respeita a compras, estás melhor servida que eu.
    Aqui na aldeia (sim, porque isto, apesar de estar muito perto de uma cidade, ainda é uma aldeia e confesso que é um local muito agradável e com qualidade de vida, especialmente para criar os nossos filhos), não tenho nenhum supermercado que se possa ir a pé. Só temos mesmo as mercearias locais que não deixam que se abra nada de "grande" aqui perto.

    Esteve para se abrir um Pingo Doce (até foi construída a superfície), mas boicotaram a coisa de tal maneira que acabou por ser adquirido por chineses (yeah, right...dá muito mais jeito...).
    Por isso, compras em maior quantidade tem mesmo de ser aos fds, num Continente ou outro do género.

    ResponderEliminar