terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Taxas moderadoras

Ontem, estive cerca de três horas no hospital para ser atendida. Na sala de espera, estavam grávidas que estavam desde as 12:00 (eram 21:30 na altura em que lá estava eu) à espera de um diagnóstico.

Quando entrei para ser atendida na Triagem, por engano entrei no corredor dos gabinetes de atendimento: todos vazios. "Tinham ido para uma cesariana" diziam.

Mas que raio de sistema de saúde é este que permite situações destas? "Foram para cesariana", de acordo. Então tinham médicos para atender os pacientes, enquanto os outros safavam as situações urgentes. Entretanto, duas médicas do serviço passeavam-se nos corredores, e a sala de espera cheia até mais não!

Hoje, soube que as taxas moderadoras mais que duplicaram o valor. E eu pergunto: para termos um atendimento que é uma vergonha, roçando o desumano?

Dizem que é para inibir os portugueses de estarem constantemente a recorrer às urgências, mas, senhores, uma pessoa vai a um centro de saúde (daqueles que ainda têm atendimento permanente) e é recambiada para o Hospital! Neste caso, em particular, estamos a falar de urgências de ginecologia/obstetrícia para as quais os meios de diagnóstico nos centros de saúde são inexistentes (ecógrafos, por exemplo). Outra vez mais do mesmo: dos centros de saúde, é-se recambiado para o Hospital.

Não há organização nos serviços, e depois paga-se duas vezes (pelos descontos que fazemos e por estas taxas).

Daqui a nada, estamos como nos EUA, onde quem é rico pode pagar tratamentos, e quem não é "morre na praia". Aliás, isto está tudo feito para que assim seja: dar a saúde como um filão de negócio para as seguradoras.

Céus!

2 comentários:

  1. Fiz este comentário noutro blog que se adequa a este teu post:
    "Isto vai acabar tudo privatizado (como já estão nos EUA).
    Quem tem dinheiro safa-se, quem não tem, paciência...
    Sad but true!"
    Enfim... Deus nos ajude!

    ResponderEliminar