terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O sarampo está de volta

Quem o diz é a própria OMS, acerca do surto de sarampo que está a sacudir a Europa. E por que razão doenças que estavam praticamente erradicadas, senão mesmo totalmente erradicadas, estão a voltar? Porque há quem se recuse a vacinar os seus filhos em idade para isso.

Todos temos direito a uma opinião, a um estilo de vida alternativo ao da maioria, mas também temos de ser responsabilizados quando esse estilo de vida implica com a saúde pública.

A vacinação tem um efeito tipo rebanho: os que estão imunizados acabam por estar protegidos e como tal, não passam doenças aos que não estão protegidos. Mas se esta tendência irresponsável de não vacinar começa a impor-se, temos um retrocesso sanitário muito grave!

Independentemente das posições sobre a vacinação, há que reconhecer que a sua aplicação em massa fez com que a mortalidade diminuísse drasticamente.

É muito fácil ser-se "pensador independente" quando é a responsabilidade dos "vergados aos interesses das farmacêuticas" que lhes salva a pele e a pele dos seus filhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário