quinta-feira, 17 de novembro de 2011

TPC

Sara: Mãe, tenho aqui um problema de Matemática que não estou a conseguir resolver...
Eu: Diz lá
Sara: "Na quinta dos avós da Mariana há sete cães e gatos. Por dia, cada cão come cinco biscoitos e cada gato come 4 biscoitos. Ontem, a Mariana comprou 32 biscoitos. Quantos cães e quantos gatos existme na quinta?"
Eu: Há aí uma rasteira. Vê lá.
Sara: Pois, é nos sete cães e gatos. Não são sete cães e sete gatos.
Eu: Exacto: tens de descobrir quantos cães são e quantos gatos são. No total, como já viste, são sete animais. Como é que chegas lá?
Sara:...
Eu: Vá: lê novamente o problema.
Sara (depois de ler): Pois, é pelos biscoitos que a Mariana comprou.

A Sara fez as contas: se cada cão come 5 e cada gato come 4...Então, existem 4 cães (comem, no total desse dia, 20 biscoitos) e 3 gatos (comem, no total desse dia, 12 biscoitos). 20 biscoitos + 12 biscoitos= 32 biscoitos.
4 cães + 3 gatos= 7 animais.

Problema resolvido.


No final:

Sara: Mãe, sabias que já tivemos problemas de Matemática na Escola que nem a Professora conseguiu resolver?



...

2 comentários:

  1. Não me admira nada, uma vez que estes problemas às vezes têm um português deficiente. Mesmo neste caso, diz que a Mariana "comprou" 32 biscoitos, quando devia dizer que os bichos "comeram" os ditos 32! Então e se ela comprasse 50, guardando alguns para o dia seguinte?

    Ainda há pouco tempo um bloguista pôs um problema do género, encontrado no caderno de exercícios de uma criança da 4ª classe. Às tantas esqueciam-se de dizer que a miúda pagou as suas compras (com uma nota) só falavam do quanto recebeu de troco. Enfim, livros feitos com os pés é no que dá... ;)

    ResponderEliminar
  2. E assim se descobre que até mesmo o grande professor não é um poço sem fundo de sabedoria :)

    ResponderEliminar