terça-feira, 29 de novembro de 2011

Perspectivas

Anda toda a gente encrespada por causa de um vídeo publicado no Youtube sobre uma mulher que desata aos insultos racistas num comboio em Londres. A senhora foi detida.

O racismo é condenável, venha ele de brancos, pretos, asiáticos, ciganos, etc.

Mas também me parece condenável que a habitual vitimização por parte de muitos destes "costumeiros visados do racismo branco" leve a que se cometam injustiças que indignam qualquer um!

Não se pode chamar a atenção de um africano, por exemplo, se este está a fazer algo que não deve sem que sejamos rotulados imediatamente de racistas.

Não se pode denunciar uma família cigana por estar a fazer desacatos e a perturbar a ordem pública sem que sejamos não só rotulados de racistas, como ainda ameaçados e, por vezes, até agredidos.

Esta senhora da notícia foi detida. Com razão.

Mas quantos de nós não somos vítimas de minorias étnicas e de imigrantes e ainda os vemos sair impunes de assaltos à mão armada, violações e homicídios - e muitos deles a viver à conta de RSI - , e temos de calar sob pena de sermos considerados xenófobos e racistas?

Será que os governantes ainda não se deram conta que o proteccionismo dado a supostas "vítimas" de racismo ainda atiça mais os sentimentos xenófobos e racistas? E que estes ainda vêm mais ao de cima em alturas de crise?

1 comentário: